3.17.2010

Respeito é bom e todo mundo gosta.

As pessoas são muito egocentricas, todas elas. O tempo todo ouvimos que se deve respeitar os outros, mas nem sempre é assim. Existe um grupo de pessoas que quando estão em uma posição privilegiada em alguma hierarquia, não se importam em respeitar os demais. Típico exemplo? Pais e filhos...
Seus pais dizem que você não deve gritar com eles, mas eles vivem gritando com a gente. Alguém sabe por que? Eu sei. Eles vivem nos desrespeitando porque acham absurda a idéia de que o mais poderoso deve respeitar os inferiores, acham absurdo que o respeito seja mutuo entre empregado e patrão, pai e filho, rei e sudito.
Sabe o que eu acho absurdo? As pessoas não entenderem que negros ou brancos, pobres ou ricos, mais velhos ou mais novos todos somos pessoas e isso basta para que haja respeito entre todos nós.
Talvez esse seja o post menos engraçado que eu tenha feito, mas foi o que envolveu mais sentimento.

Cansei dessa história de que só porque eu não contribuo com a renda de casa eu sou menos importante, porque isso e mentira. Ajudando ou não em casa, morando ou não com os pais existe essa hierarquia de que o filho deve fazer tudo aquilo que o pai acha que deve ser feito. Mas aí o filho vê coisas que não tem nada demais, mas que pelo simples fato de achar que os pais vão implicar, preferem não falar.
Isso é perigoso, pois enquanto não se fala que seu amigo é um bebado, que teve uma briga feia na boate em que você foi e que você bebe ainda está tudo bem, mas quando se esconde que alguém te ameaça, que você teve vontade de experimentar um cigarro ou que voce transa sem camisinha, aí sim é perigoso. Muitos pais não sabem nada sobre o filho porque os intimidam demais, os censuram demais e as vezes chegam a ser hipócritas. A mulher bebe desde os 14 anos e quando descobre que a filha de 16 tá bebendo faz um escandalo como se ela fosse a Madre Tereza de Calcutá, seria muito mais honesto e teria muito mais efeito se a mãe sentasse e conversasse com ela que não é legal ficar bebada, que tem que tomar cuidado com a bebida, falar dos danos que a bebida pode causar.
Mas como a mãe se acha superior e não vê necessidade de respeito com a filha, ela aproveita para gritar, chngar e espernear.

Respeito não é pedir benção, é tratar qualquer pessoa de igual para igual e não se aproveitar de uma posição para oprimir. Com respeito há conversa até entre cristãos e satanistas.
Pense nisso.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com essa sua frase " Muitos pais não sabem nada sobre o filho porque os intimidam demais, os censuram demais e as vezes chegam a ser hipócritas."

    Priscila M.

    ResponderExcluir